Histrico

Em 28 de janeiro de 1808, o Prncipe Regente D. Joo autorizou, por meio de Carta Rgia, a abertura dos portos s naes amigas. A deciso considerada um importante passo para a independncia do Brasil porque, enquanto as outras colnias s podiam comercializar com os pases colonizadores ou metrpole, o Brasil j procedia como nao livre, tendo o direito de exportar "todo e quaisquer gneros e produes coloniais."

Em 12 de julho de 1808, por Decreto do Prncipe Regente, foram organizados no Brasil os primeiros servios de Praticagem, prioritariamente nos portos de Salvador, Santos, Rio de Janeiro e Recife. Com isso, a entrada e sada das embarcaes passaram a ser realizadas com segurana.

Com a criao da Capitania dos Portos do Estado do Maranho, em 28 de julho de 1846, surgiu, em 22 de setembro de 1856, uma Associao de Prticos da Barra e Baa So Marcos, com sede no Parque 15 de novembro, 232, Centro de So Lus, sobradinho que ainda conserva no alto um timo em alto relevo. Seu quadro de pessoal era composto por trs Prticos, um Praticante, um escrevente e trs remadores. Os meios para conduzirem os Prticos aos navios que aportavam na Baa de So Marcos se resumiam a uma baleeira de ferro e uma canoa de madeira.

O fundeadouro do porto de So Lus era localizado no Baluarte do Palcio em frente ao Cais da Sagrao rampa Campos Melo, concludo em 1844.

Em 1850 j era sentido o assoreamento do Porto de So Lus, com dificuldades de fundeadouro e locais para a descarga dos navios, o que era feito por meio de alvarengas.

Vrios motivos levam tentativa de mudana do porto de nossa cidade e, assim, desde 1890, comea a ser discutido o porto do Itaqui. Em 1893, as referncias sobre Itaqui aparecem na imprensa, com nfase na localizao, na acessibilidade a toda hora, no maior calado, na presena da Ilha do Medo para servir de Atalaia, etc.

Em 1956 iniciam-se as obras de construo do Porto de Itaqui, que foi inaugurado em 1970, juntamente com a Barragem do Bacanga, caminho para o porto. No ano seguinte, o antigo porto de So Lus foi desativado, tendo o Itaqui absorvido todo o movimento martimo.

Em 1983 ocorreu a inaugurao do Terminal Porturio da ALUMAR, com o descarregamento do primeiro navio de bauxita, o "Alamoa", e, em 1986, o Terminal Martimo da Ponta da Madeira (VALE) iniciou suas operaes.

Os desafios da aventura deram lugar tranquilidade de poder contar com portos modernamente equipados e navios funcionais, que garantem conforto e segurana aos seus usurios. A Praticagem se transformou, estando hoje altura das melhores e mais confiveis do Pas.